Comer Intuitivo


Comer Intuitivo tem três pilares essenciais, permissão incondicional para comer – porém com sintonia, comer para atender as necessidades fisiológicas e não emocionaisseguir os sinais internos de fome e saciedade para determinar o que, quanto e quando comer que são trabalhados por dez princípios que ajudam as pessoas a resgatarem ou se tornarem comedores intuitivos: aquele que segue seus sinais internos de fome e come o que escolhe, sem sentir culpa, sem julgamentos e sem viver um problema ético. São eles:

1. Rejeitar a mentalidade de dieta
Para comer de forma intuitiva é fundamental rejeitar as dietas, não apenas não fazê-las, mas também abandonar a mentalidade de dieta, que é decidir sobre o que, quando e quanto comer por regras externas, e determinadas por outros. Só você deve ser o especialista no seu corpo!

2. Honrar a fome
Nossas sensações internas devem ser nosso guia para comer, e atender a fome é fundamental para comer uma quantidade e qualidade que satisfaçam as necessidades de nossos corpos. Honrar traz o sentido de respeitar, confiar nestes sinais. Mas é preciso aprender a percebê-los

3. Fazer as pazes com a comida
Embora diferentes nutricionalmente, todas as comidas devem ser equivalentes emocionalmente. É preciso abandonar as listas de permitidos e proibidos, para não entrar em ciclos de restrição e exagero.

4. Desafiar o policial alimentar
Os pensamentos de culpa e julgamento não ajudam a comer de forma mais saudável, pelo contrário, podem gerar reações do tipo “tudo ou nada”. A estação de polícia normalmente está em nossas mentes. Como você tem se tratado quanto as suas escolhas alimentares? É preciso aprender a se tratar com bondade, permissão e esperança.

5. Sentir a saciedade
Da mesma forma que se deve honrar a fome, é preciso aprender a sentir a saciedade e respeitá-la. Para tanto é fundamental comer com atenção e calma e prestar atenção aos sinais do corpo.

6. Descobrir o fator  satisfação
Respeitar a fome e a saciedade é fundamental, mas também é muito importante comer o que satisfaz: a boca, o apetite, a vida! Para isto é fundamental comer o que se tem vontade, e por isto fazer as pazes com a comida é tão importante.

7. Lidar com as suas emoções com gentileza
Somos influenciados pelas emoções com relação a nossa maneira de comer. Mas é preciso encontrar, experimentar e usar maneiras de se alimentar, distrair, resolver questões sem usar a comida. Comer emocional é quando a comida é usada para regular emoções. É preciso prestar atenção ao sentimento real, e buscar aquilo que atenda a este sentimento.

8. Respeitar o seu corpo
É muito difícil comer de forma intuitiva quando não se tem respeito pelo próprio corpo. Mesmo quando há insatisfação e desejo de mudar, é preciso avaliar metas realistas, e respeitar o corpo independente de seu tamanho e peso, como morada de nosso ser e nosso instrumento de vida.

9. Movimentar-se – sentindo a diferença
O movimentar-se deve ser guiado pelas sensações que temos ao fazê-lo, e não para queimar calorias, emagrecer, enrijecer… Tudo o mais são consequências. Da mesma forma que o comer, colocar o corpo em movimento pode ser também intuitivo: quando deixamos nossas sensações e corpo nos guiarem pelo que nos dá mais prazer, pelo que nos faz bem.​

10 Honrar a sua saúde com uma nutrição gentil
O comer intuitivo não desconsidera nenhuma das recomendações nutricionais sobre diretrizes para alimentação saudável, mas defende uma nutrição gentil. Quando se abandona as dietas, se honra a fome, se percebe a saciedade, a satisfação é encontrada, quando se faz as pazes com a comida a conseqüência será uma




55 (11) 2503-6645 / 55 11 98799-9885
contato@comerintuitivo.com.br

2018 - Comer Intuitivo
web by SiteCommerce.net